Xprss urself….



Vive ao minuto, expressa-te ao segundo….



30 de jun. de 2010

Homi di finata*



*Nha primeru poema na kriolu, como tributo a Kaká Barboza nha poeta Kabuverdiano preferido


Xintadu ta pensa na vida
inspirason tomal ser
sem avizu rabatal pensamentu
ku uns ideia ki intxil cunhisimentu
era mas ki projetu
era speransa em versu
odju ragalal na kabesa
kabesa intxil di ideas
e skrebel
fazel puema
e kantal
fazel morna
se dexadu
e ta fazel filmi!
Pamodi kela ke se rezan
el e poeta, homi di inspirason!
pa ta fasi finata cu finason

                                               C.D. (revisão por Alfredo Moreira)

29 de jun. de 2010

Emotions

Emotions....

Lurking...
Hovering....
Crawling...
Reaching...
Grabbing...
Stroking....
Suffocating...
Overfilling...
Overwhelming...
Bursting....

Emotions?
No emotions at all


                               C.D.

26 de jun. de 2010

Sorriso =D

Meu sorriso é assim...
Desinibido,
acolhe a totalidade da minha alma
rejubilante e genuína
Desmedido,
deposita a minha alegria
num rasgo de brilho imensurável
Despreocupado,
não me leva a sério
não leva a vida a sério!
Sorriso apaixonado,
tresloucado,
exagerado até!
Sorriso de louca e amante da vida!!!
Querias tu sorrir assim...

                                         C.D.

24 de jun. de 2010

Torpor

Vou mergulhar no desespero,
Cair num abismo!!
Afogar na minha angústia
Sem esperança de salvação!
Quero aquela dor
Lancinante
Dura e insuportável
Aquele ardor no peito
Sem uma visão do fim
Ai como quero….
Um sofrimento atroz
Que faça chorar os meus demónios
Que me dilacere o coração dormente
Quero a opressão do sofrimento
Ou a degradação da insanidade
Eu não quero a morte
O entorpecimento da inexistencia
Quero sentir!
Ainda que infelicidade
Ainda que viver doa
Que viver ao menos doa!!



                                                     C.D.

Quem sou??

Eu sou tu
Tu nem sabes!
Não me vistes, tu
Mas me conheces
Estou tão proximo!
Toco-te de dentro
Ignoras me
Ou já nem me sentes?

Quem sou eu????
Quem és tu?

Sou teu limite
O que te define
Os desejos e fantasias
As ideias e concepções
Tudo eu…
Nada tu…

Sou teu pó!
Tua matéria
As qualidades
Os defeitos
Aquilo que vês
O que sentes
Aquilo que dizes
O que pensas
Caixa que te aprisiona
Fixaçao que te move

Sou o todo!
Aquilo que importa
Tu és a fachada
A parte de fora
Tens tu, ai tens
Tamanho atrevimento
Tamanho desconhecimento
Pra te mudares por fora
E deixar-me aqui dentro!


                                                                               C.D.

Fico assim…
… ausente,
Espreita um sorriso idiota, inocente
Um suspiro profundo
E um vagueio por memórias passadas…
Um brilho quase indecente
Apossa o meu olhar,
O meu corpo meio dormente
Ameaça flutuar…

Fico assim…
Ausente, sorridente,
Um sorriso tolo estampado ,
Quando num devaneio a mente
Encontra-te algures no passado,
E revive, por momentos
Antigos, quase já esquecidos sentimentos….


 PS: Pa Santinho


                                                                         C.D.

Procura-se

Procura-se
Uma gota de pensamento
Um momento de inspiração
Um feixe de conhecimento
Uma nesga de criatividade
Uma réstia de talento
Uma amostra de genialidade

Procura-se
Tudo e qualquer coisa,
O que se pode
E o que não se deve…
Procura-se a cura para a desgraça
Numa ponta de esperança
Nada mais que esperança!!

Aceita-se
Qualquer ideia desmedida
Qualquer plano sem nexo
Qualquer invenção descabida
Qualquer acto precipitado
Qualquer pensamento incoerente
Qualquer milagre desesperado

Aceita-se
Tudo e qualquer coisa
O que se deve
E o que não se pode…
Aceita-se qualquer ilusão de mudança
Só não nos acabem com a esperança
Não nos acabem com a esperança!!


                                                                         C.D.

A nossa historia

Era uma vez um lugar,
Um tempo…
Eram uma vez eu e tu
E terceiros….
Era uma vez uma história
Com passado e futuro,
Meio e fim…
Éramos os protagonistas
Mas não era sobre nós,
Deixamo-nos levar,
Tornamo-nos egoístas,
Apagamos toda a gente
E escrevemo-la nós mesmos
Perdemos a humildade
Julgámo-nos Deuses
Só porque queríamos
…só porque podíamos,
Fracassamos como pessoas
Tornamo-nos inumanos,
Perdemos a alma
Só ficou a carne…
A carne que é fraca,
Imperfeita….
Já não somos os mesmos
Nunca mais o seremos,
Somos o que resta
Do mal que fizemos,
Meio humanos
Meio monstros
Aberrações da natureza…
Somos o nosso próprio pesadelo
E não conseguimos acordar
Eram uma vez tu e eu
…. Só eu e tu
Era uma vez um inferno
E nós estávamos nele,
Era uma vez uma história triste
Trágica até
E nós éramos os protagonistas


                                                 C.D.